sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

FORMAÇÃO IDEOLÓGICA E FORMAÇÃO DISCURSIVA

O conceito de formação ideológica é incorporado na primeira fase da análise do discurso e depois perde importância. Tem como ponto de partida o trabalho de Althusser, mais específica a concepção de discurso como uma das instâncias em que a materialidade ideológica se concretiza.

A ideologia funciona na reprodução das relações de produção, pela interpretação ou assujeitamento do sujeito como sujeito ideológico. Cada indivíduo seria levado a ocupar seu lugar em um dos grupos ou classes de uma determinada formação social, mesmo que ele tenha a impressão de ser senhor de sua própria vontade.

A formação ideológica tem como um de seus componentes as formações discursivas, ou seja, os discursos são governados por formações ideológicas. Passamos assim à conceituação de formações discursivas: “São as formações discursivas que, em uma formação ideológica específica e levando em conta uma relação de classe, determinam o que pode e deve ser dito a partir de uma posição dada em uma conjuntura dada” (BRANDÃO, 1998, p. 38).

A noção de formação discursiva foi elaborada por Pêcheux a partir das proposições de Foucault e tem dois tipos de funcionamento:
*A paráfrase – a formação discursiva é um sistema de paráfrases, ou seja, de constante retomada e reformulação dos enunciados, como forma de preservar sua identidade.
*O pré-contruído – A análise do discurso chama de pré-contruído as construções anteriores e exteriores, que se diferenciam do que é construído pelo enunciado.

Podemos ilustrar os conceitos de formação ideológica e formação discursiva a partir da seguinte piada:
Perguntamos a um fulano se ele era racista. Ele disse que não, só não gostava muito de alemão. Mas logo alemão? Por quê? E ele respondeu: É que eles poderiam ter acabado com os judeus e fizeram um serviço de preto. (POSSENTI, 1998, P.38)

As piadas em principio não têm autor, mas sempre é possível reconhecer nelas a manifestação de uma posição ideológica. Nessa piada, o efeito de humor resulta da contradição entre a afirmação do personagem de que não é racista e das afirmações racistas que ele faz a seguir. Pode-se reconhecer nela a retomada (paráfrase) de enunciados que aparecem em vários discursos que reafirmam a superioridade dos brancos e discriminam grupos como judeus e os negros. Ou seja, podemos reconhecer sua inserção em uma forma discursiva racista.
 


Fonte: CORREA, Vanessa Loureiro. Leitura e produção de texto. 2 ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.


Postado por: Gregório Vaz

18 comentários:

  1. Excelente! Adoro quando simplificam os textos. Não sei porque escrevem de forma tão rebuscada nos livros...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao autor pela simplicidade em se expressar com total clareza.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto!Simplificado e bem claro.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Gostei do texto. Ele traz, de forma bem simples, noções básicas da Análise do Discurso. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Vim neste primeiro site,vi tudo,gostei,mas preferi ver outros sites para confirmação,e me deparei com outro site que simplismente copiou este post,espero que vocês compreendam

    ResponderExcluir
  6. Adorei! Post bem compreensível..😍👏👏👏

    ResponderExcluir