segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Ensaio - Análise do Discurso acerca da campanha “NIKE CORRE”








1.Introdução

O trabalho em estudo é resultado de uma análise da Nike inserida em blogs, televisão e outdoors com o propósito de saber o foco realizado nessa campanha, com base na Análise do Discurso de linha francesa, compreender como e a quem se dirige o discurso da marca citada.
Graças à Análise do Discurso, percebemos sujeito como os corredores profissionais e não profissionais que buscam participar do evento e o contexto onde esta marca circular como aproveitando a proximidade do Dia Mundial sem Carro e da Virada Esportiva de São Paulo, é interessante falar de uma ação, considerada muito bacana, que a Nike está fazendo para incentivar a participação das pessoas na próxima Nike10k, que acontecerá no dia 11 de novembro.
Atrair as pessoas para uma maratona de 10 km não é uma tarefa fácil, afinal é um desafio que exige certo preparo. Daí vem à cabeça: o público é reduzido, já que poucas pessoas estão preparadas, certo? Errado. Se as pessoas não estão prontas para correr, por que não prepará-las para a prova?  
Para isso, a Nike começou o movimento Nike Corre. Dividiu o público da maratona em três grupos de corredores: “Os Corredores que não correm”, “Aves de Fogo” e “Cartel Endorfina”. Cada um deles com estilos de vida e tolerância a corridas diferentes e, por isso, com objetivos diferentes:
Cada grupo possui um programa de treinamento diferente, contando inclusive com 3 treinos semanais para cada um deles. Além disso, o blog Nike Corre traz notícias, programas de treinamento e outras informações para os corredores. Isso sim é envolver o consumidor não só com produtos, mas também com experiência e conteúdo.   

Este estudo foi realizado com o objetivo de reconhecer as diferentes vozes presentes no discurso da Nike, mediada pela agência responsável pela ação foi a F/Nazca, agência conhecida por criar peças de varias empresas conhecida, campanhas que ganham prêmios.

2.Desenvolvimento

De acordo com Bakthin(1997), todo discurso é polifônico, isto é, permeado por diversas vozes,muitas das quais implícitas, cabendo ao analista do discurso descobrir quais vozes – ou sujeitos, estão presentes no discurso e quais os marcadores discursivos. Ele propõe o princípio dialógico da linguagem, asseverando que o texto é para o autor “um tecido de muitas vozes que se entrecruzam, e se complementam”. Dessa forma, o sentido da propaganda só é estabelecido quando se identificam as diferentes “vozes”, os diferentes “outros” que a constituem e seus possíveis intercruzamentos. Na análise do presente trabalho, as vozes foram reconhecidas a partir do princípio da heterogeneidade mostrada, em especial por meio da pressuposição, do discurso indireto e do slogan. 
Com relação à heterogeneidade, entendemos que a marcada é tudo que fica explicito no texto, facilitando o entendimento, a não marcada é o que fica subentendido, não estando totalmente entendido mas que seja percebido com a leitura.
No caso do movimento proposto pela Nike, ao vermos o slogan da campanha, percebemos a principio que o público foi separado em três grupos entre os não preparados, os preparados e os profissionais. E a marca ainda caracteriza cada grupo; os não preparados sabendo que não chegarão em primeiro lugar mas comemorarão como se tivessem feito, os preparados que fazem as pazes com a corrida e indicados até como renascendo das cinzas como a fênix e por fim, os profissionais que nunca dizem não às oportunidades e estão sempre dispostos a bater mais um recorde.
Desse modo, com base nos pressupostos encontrados na Análise do Discurso e reconhecendo os diferentes outros através das particularidades da heterogeneidade mostrada, o discurso analisado foi se constituindo e, assim, nota-se que certamente há uma ideologia dominante, nesse caso o do esporte, que se manifesta através da iniciativa de levar todos para maratona até os ‘corredores que não correm’, conduzindo-os a participarem e logo, adquirirem produtos da marca.

3.Resultado
                                                
Em se tratando da Análise, vale ressaltar que o blog onde se insere o anúncio, é voltado a estudantes de publicidade e publicitários que buscam informações sobre atualidades que falam além de propaganda. Os posts diários também falam de arquitetura, tendências, design, criatividade, fotografia, cultura pop, notícias, sonhos impossíveis e outras coisas que estimulem a criatividade humana.
Em se tratando dos meios de divulgação, estes estão disponibilizados em fontes de interesses não só de pessoas que costumam praticar atividades físicas, mas desperta, além disso, a curiosidade dos que não praticam. Jornais, revistas, internet e outdoors são os meios de fácil acesso, que facilitam o público alvo ter acesso ao evento. No que diz respeito à internet, entendemos que o blog que divulga, possui grande valor, pois quase todos que não correm profissionalmente têm acesso, por trabalhar e ter tempo de correr apenas por distração e possibilitar a participação em uma corrida de menores proporções.
A partir dessas observações, é notável o entrecruzamento dos discursos do esporte e do prazer que pode ser praticá-lo, através da acessibilidade que foi disponibilizada para todos fazerem parte dessa proposta da Nike. Assim, vendo a oportunidade de estar participando do movimento, da questão do ‘esporte pela saúde’, o público depois da primeira vez, pode começar a incluir Nike Corre na sua rotina, e assim, comprar os produtos da marca.
A campanha Nike Corre serve para a divulgação dos produtos com os corredores amadores e demonstrar que a marca não está no mercado apenas para ajudar ou servir a corredores profissionais, mas também mostrar que um corredor amador tem chance de participar de uma corrida na qual possa ser considerado profissional, mesmo não sendo uma prova longa, ou então, passar a adquirir esse hábito para levar uma vida mais saudável.
O movimento se torna ainda mais interessante por não haver um limite de faixa etária, reunirá crianças, jovens, adultos e até mesmo idosos. Digamos que uma ‘reeducação esportiva’, pois a proposta não é somente a maratona, mas há todo um processo de interação com o público, com o blog, com os treinos semanais para cada um dos 3 grupos, notícias e outras informações que o cliente passará a ter a partir do momento que aceitar fazer parte da campanha.


4.Considerações Finais

Levando em consideração o fato de que a publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de idéias associadas a empresas, produtos ou serviço e a análise do discurso tem seu sentido construído seja por meio da heterogeneidade marcada através de slogan, pressuposição, discurso indireto, seja por meio de formações discursivas como as informações cedidas ao público, os treinamentos, e a oportunidade não só para profissionais, mas também aos considerados não preparados.
Compreendemos que o texto publicitário em estudo revela-se como ideológico a partir de não utilizar apenas o produto dentro desse movimento, mas dar credibilidade ao público com as informações, treinamentos, programas e notícias a fim de envolver usando experiência e conteúdo.


5.Referências

PINELLI, Daniele Maximo Plens, A heterogeneidade discursiva na  propaganda de cosméticos da Avon, São Paulo: 2006.



Autores: 
Stenyo Guimaraes¹   
Luciana Marques²

______________________________________________
¹Estudante de Comunicação Social Habilitado em Publicidade e Propaganda/CEUT- Centro de Ensino Unificado de Teresina-PI
²Estudante de Comunicação Social Habilitado em Publicidade e Propaganda/CEUT- Centro de Ensino Unificado de Teresina-PI





Postado por: Luciana Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário