quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Ensaio - ANÁLISE DO DISCURSO ACERCA DA CAMPANHA “YPÊ PREMIUM – SUSTENTABILIDADE”



1 INTRODUÇÃO


O trabalho em questão é fruto de uma análise da campanha “Ypê”, inserido na mídia, a fim de conscientizar o seu público para a escolha ecologicamente correta dos produtos Ypê.
De acordo com a análise do discurso, notamos o sujeito Ypê e o contexto onde está a marca, encontrado em veículos de comunicação em prol do desenvolvimento sustentável e da escolha correta.
Dominique Maingueneau (2004) estabelece os princípios epistemológicos que sustentam a metalingüística proposta por Bakhtin (2000) e a Análise do Discurso de Maingueneau, o que permitirá uma avaliação de alguns dos fundamentos das duas teorias, e os significados que a noção de gêneros do discurso adquire nos dois autores, noção para a qual a obra do círculo tem servido como uma espécie de crença para as teorias francesas do discurso.
Essa pesquisa foi concretizada como objetivo de reconhecer as diferentes vozes utilizadas na campanha dos produtos Ypê para conscientizar o público a escolher produtos que não causará impactos ambientais.



2 DESENVOLVIMENTO


Ypê é uma marca de produtos de higiene produzidos pela Química Amparo, uma indústria brasileira. O Sabão em Barra Ypê é produzido desde 1950 e é líder entre os consumidores brasileiros.
Com o crescente número de poluentes, a camada de ozônio está sofrendo uma degradação intensa, o que afeta a vida humana e do planeta. É a partir desse fato que a Ypê vem desenvolvendo produtos que se inserem no contexto de sustentabilidade.
Partindo da necessidade de compreender as atitudes da empresa Ypê, foi realizado um estudo dirigido com a finalidade de compreender todo o processo que envolve a linha de produtos em questão.
De acordo com Mussalim (2004), o contexto sócio-histórico contribui essencialmente para parte da construção de sentido de um enunciado e não deve ser considerado como um mero acessório, já que para a Análise do Discurso, os sentidos também são construídos historicamente. Assim, a linguagem é a materialização do discurso e carrega consigo as manifestações ideológicas de ordem sócio-histórica enunciadas pelo sujeito do discurso.
É sob essa visão que Mussalim esclarece que o sujeito não se encontra no campo consciente, mas se encontra submetido ao inconsciente.
Hoje a empresa Ypê produz produtos biodegradáveis. Há mais de 55 anos, quando pouco se falava em ecologia, criaram o primeiro Sabão em Barra Ypê dentro de padrões ambientais corretos, investe na construção e operação de um moderno sistema de tratamento de efluentes líquidos, preserva um ambiente natural, garantindo mais qualidade de vida e bem-estar aos colaboradores.
A empresa também apresenta ações de sustentabilidade em eventos como ‘’Viva a Mata’’ evento promovido pela Fundação SOS Mata Atlântica como objetivo de comemorar o Dia Nacional da Mata Atlântica e despertar a consciência sócio-ambiental na população. Ao optar pelos produtos Ypê, o cliente também assina um compromisso com a preservação ambiental.

É a primeira empresa a produzir lava-roupas ecológico no mercado brasileiro, a linha Ypê Premium, feito com fórmula livre de fosfato, matéria-prima que em grandes quantidades nos rios, represas e cursos d’ água, favorece a multiplicação excessiva das algas, o que reduz o oxigênio das águas e compromete todo o ecossistema.
Em suas campanhas, a Ypê utiliza imagens e textos onde estão presentes mensagens relacionadas ao produto e à conscientização ambiental, podendo ser facilmente percebido o entrecruzamento de vozes, onde a primeira voz fala que a linha de produtos Ypê é a ideal para o uso doméstico de qualidade, e a segunda voz expõe que os produtos Ypê têm uma grande preocupação com o ecossistema, e comprando Ypê, automaticamente você colabora para a preservação do planeta. Encontra-se ainda outra voz, presente na campanha veiculada na televisão, onde um slogan faz o seguinte questionamento: “Dúvida por quê? Sabão é Ypê”.
Com relação à heterogeneidade, podemos notar a presença da heterogeneidade marcada quando é mencionado que a Ypê tem os produtos desenvolvidos para não poluir o ambiente.
A ideologia defendida pela Ypê tem como base a família, limpeza e a preservação, sendo o interesse principal o bem estar da família e do ecossistema.




3 RESULTADO


Relacionando a Análise do Discurso com a campanha em questão, comprovamos que a finalidade ressaltada é voltada para a conscientização social de uma marca aliada a questões de custo beneficio. Esta campanha é dirigida para todos os públicos, já que os produtos são de fácil acesso, pois são disponibilizados em todos os supermercados.
A empresa Ypê ganhou selo FSC de sustentabilidade nas embalagens, como forma de certificar que a empresa utiliza sustentavelmente os recursos florestais, tanto na questão da preservação e da redução de emissão de CO2 quanto no asseguramento dos direitos dos trabalhadores e população local.
Ela acredita que as empresas são co-responsáveis pelo desenvolvimento da sociedade e devem exercer esse papel de forma ativa, trazendo para a gestão diária uma cultura de transformação social. Com essa visão, procura orientar seus serviços, processos e práticas por princípios socialmente responsáveis e ambientalmente corretos.



4 CONSIDERAÇÕES FINAIS


Tendo em vista o empenho deste ensaio, podemos observar o papel forte da publicidade em estudo, onde sua ideologia é voltada para o ramo da limpeza eficiente e ecologicamente correta.
Todas as linhas de produtos Ypê são testadas por dermatologistas e têm excelente rendimento. O que há de melhor e mais tecnológico em produtos de limpeza encontra-se nas linhas de produtos da empresa Ypê.
E se tratando de sua publicidade, o slogan utilizado em uma das campanhas da marca: "Dúvida por quê? Sabão é Ypê" ficou eternizada na mente das pessoas e associada de forma positiva aos produtos. Foi uma das campanhas mais reprisadas e direcionadas, com retorno de sucesso.
O entrecruzamento de vozes utilizado faz com que a mensagem de preservação convença o público de que a escolha mais coerente e beneficente é a linha do produto Ypê, que apresenta inúmeras qualidades e vantagens para o consumidor, alem de proporcionar preservação e combater a destruição e/ou poluição do meio ambiente.




Autores: 
Gregório Vaz ¹, Danielle Cruz ² e Ícaro Tácito ³

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¹Acadêmico de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda/CEUT.
²Acadêmica de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda/CEUT.
³Acadêmico de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda/CEUT.








Postado por: Gregório Vaz
 

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