domingo, 12 de dezembro de 2010

A LINGUAGEM E OS SEGREDOS DA COMUNICAÇÃO

A LINGUAGEM E OS SEGREDOS DA COMUNICAÇÃO

A exemplo do que vivemos em nosso cotidiano, passamos por situações e fatos extremamente inusitados e até engraçados. Baseado nesse aspecto do dia a dia é que a propaganda toma pra si elementos de conexão com as pessoas. Metáforas e a relação com seres inanimados, personagens que fazem história e ícones que fazem a cabeça das pessoas.
Se aproveitando dessa premissa é que a propaganda apreende esses elementos para fincar suas raizes comerciais nas mentes dos consumidores. O prazer satisfaz e liga as pessoas aos objetos de desejo as quais eles se sentem envolvidos. Transportar para o papel sentimentos e situações presentes rotineiramente na vida do povo como é demonstrado no anuncio acima. O anuncio diz: " Era uma vez uma garota branca como a neve. Que causava muita inveja não por ter conhecido sete anões. Mas vários morenos de 1,80".


ANÁLISE TÉCNICA

SUJEITO: Poderia ser diretamente o produto no qual está relacionado, no caso, O boticário, mas está tão diretmanete ligado a mulher que define-se então a Mulher ( consumidor/cliente) como sujeito da comunicação.

ENTRECRUZAMENTO DE VOZES: ela inexiste no anuncio em si, mas indiretamente o entrecruzamento de vozes está presente na ligação da frase com o público feminino, então o entrecruzamento de vozes é entre O boticário, figurando a personagem de branca de neve e o publico alvo da campanha... as mulheres.

IDEOLOGIA: que todas as mulhres podem ser o que elas gostariam de ser, O Boticário trasnmite essa sensação e por isso, elas podem ter esse poder, o poder de seduzir e chamar a a tenção.


O SUJEITO

O que é percebido neste anuncio é que temos um sujeito central qu eé interpretado pela Branca de Neve, mas não, não é a branca de neve, ela é apenas uma metáfora, uma analogia, ela representa a mulher, aquela que pode e acredita que com o pdoer da sedução, representado pela maçã (pecado) pode atrair aos olhares de todos e principalmente, se sentir bela.

 O OBJETIVO

Sem dúvida o objetivo do anuncio juntamente com a campanha em si, é atrair as mulheres que querem certa liberdade para se sentir melhores do que já são e expandir o sentimento de vaidade que há em 100% delas.
É explorar a beleza feminina, ai se percebi os conectivos psicológicos que são tão evidentes. A mulher , de longos cabelos escuros e olhos azuis e a maçã, que trasmite uma sensação de desejo, sem relatar a questão do vermelho que é tão evidente neste anúncio.
Elementos estes que são descritos como não-verbais aos quais em alguns casos são mais facilmente percebidos que os próprios elementos verbais.

E é de elemntos não verbais que a propaganda também sobrevive e em alguns casos contrapõe paradigmas da comunicação. Percebe-se tal fenômeno co comercial da PEPSI, abaixo representado:

COMERCIAL DA PEPSI, BANIDO PELA COCA-COLA


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Este comercial é um exemplo típico que a linguagem não verbal pode realmente fazer a diferença no ambito comunicativo. Extremamente criativo e ao mesmo tempo provocativo, o comercial passa uma ideia de sobreposição da marca de maneira até debochada. Inferiorizando a mrca concorrente.
Ou a exemplo do que foi visto a propaganda pode se utilizar de icones para trasnmitir ligação com quem se identifica com o tema proposto, afinal futebol e grandes craques são icones que fazem parte de grande parte da população, então a conunicação se utiliza desta ferramenta para vender ainda mais seu produto.
A publicidade não tem a obrigação de implntar a ideia na mente das pessoas, até porque , não poderia realizar tal façanha, mas pode gerar vinculo sentimental, deixando uma semente elementar na cabeça das pessoas para que elas se sintam atraidas pelo produto.

COMERCIAL PEPSI CO ICONES DO FUTEBOL

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Editado e postado por: Deinny Martins

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