sábado, 11 de dezembro de 2010

Rápida análise da propaganda "DOVE ANTI-FRIZZ CREAM"

Nessa rápida análise, vamos encontrar na propaganda da Dove os elementos da Análise do Discurso.





SUJEITO - produto Dove Anti-Frizz Cream

CONTEXTO - o produto foi criado para acabar com o problema de 'frizz' no cabelo.

ENTRECRUZAMENTO DE VOZES - a primeira voz utilizada na propaganda acima é a imagem de Marge Simpson em estado normal, com seu cabelo volumoso, representando todas as mulheres que tem o mesmo problema. A segunda voz (utilizada para reforçar a mensagem) é a Marge Simpson com o cabelo bem tratado, sem frizz, após usar o Dove Anti-Frizz. Outro recurso utilizado para conquistar a confiança do cliente é o texto explicativo do produto.

HETEROGENEIDADE MARCADA - encontra-se na mensagem de que o produto resolve até os casos mais difíceis de frizz, como o da personagem Marge.

HETEROGENEIDADE NÃO MARCADA - é a mensagem implícita que fala que se você tem um cabelo 'armado' deve usar o produto Dove Anti-Frizz.

DISCURSO - o discurso utilizado pela propaganda é que a Dove tem um produto para  todos que têm cabelos com frizz e querem resolver esse problema.

IDEOLOGIA - a propaganda defende a ideologia da beleza, onde quem usa o produto se vê livre de um cabelo feio, aumentando assim a auto-estima.





Postado por: Gregório Vaz

Um comentário: